sábado, 2 de novembro de 2013

SER RADIOAMADOR - UM RISCO À VIDA!


     Há tempos que denunciamos o que ocorre em país de terceiro mundo, envolvendo uma das atividades mais fascinantes (na nossa opinião, é claro!) o radioamadorismo: Com o crescimento da população e desenvolvimento tecnológico, aliados à facilidade em se conseguir equipamentos de radiocomunicação - leia-se, para nossas faixas -, nós, radioamadores, cidadãos de bem, membros ativos da comunidade, dentro da lei e a favor da lei, estamos sofrendo sérias ameaças não só no que se refere a praticar uma atividade perfeitamente legal no País, mas a nossa própria integridade física e moral.
     De um lado, bandidos que olham o radioamador como um possível agente da lei, visto que tem rádio no carro ou na cintura. Do outro lado, agentes da lei que olham o radioamador como um possível bandido, visto que tem rádio no carro ou na cintura. Alguns chegaram a dizer para colegas nossos que "operar rádio é ilegal, que só a Polícia tem esse direito". Uma estupidez, mas estamos na América do Sul...
     Por estarmos em área de fronteira, dispensa comentários o que se passa por aqui. Basta ver o noticiário, acessando os jornais online de Dourados, MS. Mas o que tem nos preocupado muito sãos os constantes casos de constrangimentos e até mesmo abusos cometidos por autoridades desinformadas. Se nosso colega radioamador, com seus equipamentos OK, COER no bolso e licença da estação no porta luvas do carro trafegar em rodovias federais da região, com toda certeza será fiscalizado, mas sempre sob a suspeita de ser um "batedor" a serviço do crime.
     Para piorar a situação, órgãos da segurança pública estão fazendo o tipo de fiscalização que compete à ANATEL, através de agentes devidamente habilitados, com conhecimento técnico e equipamentos pertinentes. Estamos recebendo informações de equipamentos apreendidos por não constarem numa lista própria de homologados, quando na realidade o equipamento, fabricado nos anos 80 estão dispensados de tal certificação. Alguns agentes confundem equipamentos para radioamadores com equipamentos para a Faixa do Cidadão. Outros exigem uma nota fiscal de um aparelho fabricado há 30 anos, que pela legislação tributária, também estão isentos de tal.
     Enfim, ser radioamador no Brasil significa ser molestado, constrangido e ainda apanhar de bandidos.
     Sugestão para os colegas: fortaleçam suas associações (ou melhor, unam-se, ó classe desunida!), afiliem-se à LABRE. Munam-se de cópias da legislação do radioamadorismo e da Norma Geral das Telecomunicações. Acrescentem uma lista dos rádios "homologados". Não se esqueçam do COER, da Licença da Estação e guarde uma cópia autenticada no porta luvas, caso seu carro seja conduzido por um familiar ou empregado. Temos relato de uma idosa que ficou 12 horas trancafiada junto com a família para interrogatório, porque o veículo do neto tinha um rádio VHF instalado e a licença não estava à mão.
     Finalizando, tenha sempre o telefone de um bom advogado. Você um dia vai precisar...

2 comentários:

  1. Colega ser radioamador no Brasil ser único pois parece que ninguem se importa com nada. Todas as feiras de rádios eu nunca vi ninguem falando ou transmitinto em CW, Todos os eventos de outras areas sempre tem alguma coisa funcionando ,vai numa feira de som por exemplo existem varios sons funcionando demonstrado . Feira de radio por exemplo FENARCON não vi ninguem modulando. Voce comento o radio amador deve se filiar por exemplo na LABRE , olha eu acho que este ano eu ja paguei o ano todo ,ela devia ter pessoal para auxiliar os menos favorecidos e quem esta começando,mas não é bem assim . Note que existem varias associaçoes de muitas classes onde o associado tem advogados ,consultores lojas conveniadas , o radioamadorismo se a pessoa quer por exemplo omologar um rádio são raríssimas pessoas que sabem como fazer isto e muitas vezes porque ouviu falar. Desculpe o desabafo mas é assim mesmo.
    j.carlos

    ResponderExcluir
  2. Sou amante de CW; o colega que quiser um contato via CW, estarei todas as quartas-feiras, das 22 as 23 horas, na QRG 7.015, Khz, fazendo um CQ. 73 do PW8VLT.

    ResponderExcluir